quinta-feira, 30 de junho de 2016

Presunto crocante






















Num dos dias felizes da minha vida eu ganhei uma perna de presunto.
Foi tanto presunto num lugar só que o Natal e Ano Novo foram tranquilos.
O presunto aguentou janeiro e enfrentou até o carnaval.
Foi comido cru, em sanduíche, temperou lentilha. Onde tinha necessidade de um sabor a mais, o presunto era convidado, e de honra.
Como fotógrafo social me deparei algumas vezes com a iguaria onipresente no rolê do finger food.
Comi, amei, mas nunca tive o suficiente pra gastar em presunto caro, por isso só comia em eventos que trabalhei e ainda trabalho.
A primeira vez foi num pomposo campeonato de polo na fazenda Fasano. Obrigado pela oportunidade.
Pouco antes do fim de sua vida, quase próximo da morte, me refiro ao presunto, eu tive vontade de come-lo crocante.
Dei buscas nos sites, afinal como todos sabem minha formação gastronômica foi na Cordon Google e só achei receitas em microondas.
Repudio esse eletrodoméstico.
Tudo que passa por ele, até mesmo a água fica com gosto ruim.
Só é útil para esquentar leite, no entanto, como não bebo leite não vejo utilidade.
Pipoca? Na pipoqueira, no fogão, no melhor estilo vintage.
Então, sem microondas decidi usar duas coisas que tenho em meu poder, o forno e o fogão.
Funcionou em ambos. Na chapa, ou numa frigideira tu vê o que tá acontecendo e em menos de 10 minutos teu presunto já está bem crocante.
No forno, também, mas o indicativo é o olfato, assim que sua cozinha cheirar a presunto e óleo queimado, tá pronto, mas claro que se pensar também entre cinco e dez minutos no forno pode resolver, caso você esteja com o nariz entupido é mais eficaz ir pelo tempo.
O presunto depois de assado ou frito na chapa fica mais salgado. O que é muito bom para temperar a comida, isto é, complementar o sal de sua receita.
Ele esfarelado numa sopa de abóbora cabotiá, fica divino.
Aqui em casa fiz um macarrão com sálvia na manteiga e por fim coloquei o presunto.

O modo de preparo para o presunto é simples.
Não precisa nem gordura, corte fino, coloque em sua chapa ou frigideira e vá virando no tempo de até 10 minutos.
No forno, mesma regra, apenas vai mudar o suporte.
Para o macarrão os ingredientes são.

• Sálvia (um maço grande, ou no mínimo umas 20 folhinhas)
• Alho (sete dentes ou meia cabeça)
• Manteiga
• Azeite

Modo de preparo da sálvia.

Enquanto o teu macarrão cozinha numa panela, corte o alho em lascas finas, numa frigideira coloque a manteiga, pode ser uma colher de sopa, mas se eu puder te dar um conselho, lembre que manteiga nunca é demais, então ponha pelo menos duas colheres. Daí coloque também o azeite, a manteiga dá uma clarificada por conta desse encontro com o azeite (rola uma espuma bem bonita, bonita, como tudo que vem da manteiga), joga as sálvias ali e também o alho, vai virando para que a manteiga e o azeite envernizem as folhas por igual e dourem as lascas de alho. Esse processo não passa de cinco minutos.
Daí escorre o macarrão, vira a frigideira com a sálvia, alho, manteiga e azeite, esfarela uns presuntos e tá pronto o prato. Eu não coloquei sal, o presunto é bem salgado. Mas pra essa receita ficar bem profissional, vamos terminar com a frase clássica.
Pimenta e sal à gosto!
Abaixo nosso passo a passo em GIF's didáticos que podem até ser chamados de GIFT's, e mais abaixo o filme da nossa sempre parceira Vergonha Alheia Própria Produções pra ficar ainda mais didático.



















2 comentários:

  1. ola, gostei do modo como vc escreve, mas tenho que conferssar... impossivel ver as fotos assim desta maneira; nao fica legal , so acho;

    ResponderExcluir