quarta-feira, 27 de julho de 2016

Parafurros















Tudo frito é melhor.
Exceto nós mesmos. A dor deve ser insuportável.
Frito é bom.
Frango é bom. Frito é melhor.
Batata é um coringa na cozinha. Frita é felicidade extrema.
Macarrão é bom! Frito, é a prova de que Deus existe, isso, e o Netflix.
Assim nasceram os Parafurros.
Estava eu, sozinho em casa, com frio, havia sobrado macarrão.
Fritei!
Eu quando preparo a massa não misturo os molhos.
Numa panela a pasta, na outra o molho. Simples, tu tem total controle sobre o molho e quando sobra, estas ficam melhor de guardar.
Não uso azeite, nem sal na água do macarrão, cozinho no tempo do al dente, duro, escorro, salgo e coloco manteiga.
Nesse dia frio, que me referi nas linhas acima, senti saudades do doce, quente e grosso churros do Woltmann do calçadão de Santa Maria.
Usei essa linguagem quase pornográfica para descrever o churros porque sim ele é libidinoso.
Esse churros deixa marcas.
Então, quando olhei para o macarrão, não pensei duas vezes, alías nem pensei, joguei o óleo na panela para lubrificar, digo, fritar, pelo menos uns dois dedos, joguei um fósforo dentro, ele acendeu, apagou, peguei uma escumadeira, retirei o palito, coloquei os macarrões. A fervura levantou, baixou rapidamente, forrei um prato com papel toalha, peguei novamente a escumadeira, retirei os macarrões fritos, coloquei outros, sem dó, nem piedade. Os que ali estavam, escorrendo sua gordura no papel toalha acrescentei açúcar e canela. Retirei os outros, dourados como o sol, cada macarrão um parafuso de ouro, um mais lindo que o outro.
Ao fim, já na última fritada joguei todo açúcar e canela que me sobraram num pequeno e alvo pote, polvilhei.
Polvilhei lentamente deixando-os levemente cobertos com um orvalho adocicado, bem mais iluminados, ó parafusos dourados.
Não contente, abri a geladeira, retirei um pote de doce-de-leite e imergi, um por um cada macarrão parafuso dourado da travessa em um pastoso deleite.
Tudo isso para que?
Para matar a saudade do quente, grosso e doce churros do Woltmann!

Para que?
Parafurros!

Ingredientes:
• Macarrão cozido
• Óleo para fritar (meia garrafa)
• Açúcar e canela (duas parte de açúcar, uma de canela)
• Doce-de-leite

Modo de Preparo:
A Culinária Tosca oferece, uma culinária em gif, abaixo um passo a passo de fácil compreensão. O último gif apresentado são fotos de minha grande amiga e companheira de trabalho e lutas, Gessy Tereza. Todos esses gifs estão reunidos num filme singelo e deveras didático, com trilha sonora própria composta por Ricardo Toscani, num projeto pré Los Freelas de una Pauta, sua banda atual. Essa música foi gentilmente cedida para a nossa sempre parceira Vergonha Alheia Própria Produções que nos cedeu por sua vez mais uma grande obra prima de curta e limitada metragem cinematográfica.




   

Nenhum comentário:

Postar um comentário